sábado, 31 de outubro de 2009

De voltaaa...

Depois de um bom tempo sem postar... estou de volta!
Ai, como é ruim ficar sem computador.. o meu havia parado de funcionar, simplesmente não ligava mais! Mas agora meu note chegou (sempre quis ter umm!!), então posso postar mais alguma receita das que testei! rs
Nesse meio tempo fiz apenas 3 receitas, duas eu gostei, e a outra ficou uma drogaa.. que tristee..
Mass... o que importa são as que ficaram boas, né??
Porém, sem máquina também não tirei foto de nenhuma delas...... ahhhh, uma pena, mas posto aqui a receita com os respectivos links de onde tirei, que lá podem encontrar as fotos!
Esse final de semana quero fazer um bolo de maçã, e juro que desta vez tento tirar uma foto! hehehe
Vou começar primeiro pela receita de Mousse de Goiaba. Todo mundo adorou, porém achei que ficou um pouco sem graça sem a cobertura, então recomendo que ponham mais suco e talvez mais açúcar na mousse.
Essa receita retirei daqui. Porém vou postá-la com as alterações para deixar de ser light.

Mousse de Goiaba

1 garrafa de suco concentrado de goiaba
2 potes de iogurte natural
1 lata de creme de leite
4 colheres de sopa de açúcar
2 envelopes de gelatina em pó sem sabor.

Para a calda :
6 colheres de sopa bem cheias de geléia de goiaba
2 colheres de água.

Hidrate a gelatina conforme instruções da embalagem e derreta no banho maria.
Bata por 1 minuto no liquidificador o suco, iogurte, creme de leite e adoçante, acrescente a gelatina derretida e bata por mais 5 minutos.
Despeje a mistura em uma forma com buraco no meio (eu usei de silicone) e leve a geladeira por no mínimo 4 horas.

Para a calda leve ao fogo a geléia com a água e deixe derreter um pouco. Desligue o fogo e espere ficar morna, cubra o mousse. É importante não aplicar a calda quente pois o mousse pode derreter.


A segunda receita que fiz, foi de uma "receita básica de cupcake", e escolhi o sabor limão, mas olha, ficou péssima, a massa ficou horrível, ebtão bão recomendo de jeito nenhumm!

Masss.. como estava morrendo de vontade de comer um cupcake de limão GOSTOSO, busquei outra receita, e a encontrei no blog CUPCAKE, não fiz a cobertura nem mesmo o limão caramelado, mas fiz uma coberturinha básica de limão com açúcar de confeiteiro, e só com isso já ficou uma delícia!! A massa ficou perfeita! Essa eu recomendo e muitoo! Resolvi fazer essa receita porque finalmente encontrei o tal "limão siciliano" aqui na minha cidade. Sim.. aqui ele é raridade, não vende na feira, no supermercado, nem nos varejões... uma luta para encontrá-lo! rs
Mas valeu a pena, ele é realmente muito cheiroso, e tem um sabor delicioso!

Cupcake de limão

Rende 12 – medidas de forma muffin

Ingredientes:

125g açúcar

125g manteiga sem sal, em temperatura ambiente

Suco (4 colheres de sopa) e raspa de 2 limões - dos amarelos

2 ovos

125g farinha de trigo com fermento

Preparo:

Pre-aqueça o forno – 180oC. Se você tiver forno com ventilador, a temperatura deve ser 160oC. Prepare as formas de muffin – unte as formas ou forre-as com forminhas de papel.Reserve.

Bata o açúcar, manteiga e raspa de limão até que a mistura fique bem cremosa e clara – uns 4 minutos. Lembre-se que nesta etapa você está investindo em um bolo macio e fofo. Acrescente os ovos 1 por 1, batendo bem após cada adição. Entre um ovo e outro acrescente o equivalente a uma colher de sopa da farinha de trigo. Desligue a batedeira e intercale o restante da farinha de trigo e o suco de limão, mexendo para incorporar tudo. Divida a mixtura igualmente pelas formas – só preencha ¾ das formas. Asse por 20 minutos. Faça o teste do palito. Deixe esfriar por 5 minutos antes de transferir para uma grelha.

Enquanto os cupcakes esfriam prepare a cobertura.


Cobertura de limão:

Ingredientes:

125g de cream cheese (usei low fat)

250g açúcar de confeiteiro peneirado

90g manteiga sem sal em temperatura ambiente (só usei 75g)

½ colher chá extrato de baunilha

½ colher chá suco de limão

Preparo:

Ponha todos os ingredientes numa vasilha e bata tudo até ficar com uma mistura homogênea e macia.


Fatias de limão caramelizadas:

Corte fatias finas de limão

Coloque numa panela:

1 ½ xícara de água

½ xícara de açúcar

Leve a mistura ao fogo e quando ferver ponha as fatias de limão na panela e baixe o fogo para médio. Deixe cozinhar por uns 20 minutos, até que as fatias fiquem quase transparentes. Baixe o fogo um pouco

mais e deixe as fatias cozinhando, até que a calda engrosse – por mais uns 10 minutos aproximadamente. Desligue e transfira as fatias para um prato até que esfriem.