sábado, 13 de março de 2010

Mini brownie com charge

Bom, depois de algum tempo sem postar, hoje retorno com uma das receitas mais gostosas que já fiz! Sim, um mini brownie de chocolate, com recheio de charge. Tem como não ficar bom??
Quando vi essa receita no blog da Cinara, fiquei louca para fazer, e já corri comprar os charges. Porém, as coisas foram ficando meio enroladas e os charges esquecidos. Foi quando no final de semana passado minha cunhada disse que estava com vontade de comer brownies. Esse era o motivo que eu precisava.
Outro motivo, era que meu irmão Guilherme, que mora em outra cidade e que eu pouco vejo, estava passando o final de semana aqui em casa pois havia vindo para tocar com o seu grupo "Pimenta no Vatapá" (se você gosta de samba de raíz e choro, clique aqui para conhecer o grupo). Ele ainda não havia conhecido os meus mais novos "dotes culinários".


Então, na tarde de domingo resolvi fazer os esperados brownies. Meu irmão mais velho, o Gabriel, e minha cunhada Juliana foram no supermercado e trouxeram um sorvete de creme como acompanhamento.
A receita é super simples e fácil de fazer, e eu realmente me surpreendi muito com o resultado.
Apesar de não ir fermento nem mesmo bicarbonato, os bolinhos cresceram e ficaram lindos, com aquela superficie brilhante e quebradiça de um verdadeiro brownie.
Já o recheio (ah, o recheio..) ficou molinho, devido ao pedaço de charge e seu caramelo que ficaram derretidos no centro do bolinho.
Olha... esses bolinhos quentinhos, junto com o sorvete.. não tem nem explicação!
Aprovados por unanimidade!


Mini Brownies recheados com Bombom de Amendoim e Caramelo

retirada daqui


1/2 xícara de manteiga (100g)

110g de chocolate amargo ou meio-amargo

1 1/3 xícara de açúcar

3 ovos grandes

1 1/2 colher (chá) de extrato de baunilha

3/4 xícara de farinha de trigo

5 barras de chocolate Charge

Nutella para cobrir e confeitos para decorar (nem usei cobertura, de tão lindos que ficaram)


1. Pré-aqueça o forno a 180° C. Forre uma fôrma de mini-muffins com forminhas de papel (eu usei a número 3). Corte cada uma das barras de Charge em 8 pedacinhos e reserve.

2. Derreta a manteiga e o chocolate em uma panela sobre fogo baixo, ou em uma tigela grande no micro-ondas. Misture bem.

3. Adicione o açúcar, os ovos e a baunilha e bata com um fouet (batedor de claras) até formar um creme homogêneo. Acrescente a farinha e mexa apenas até incorporar.

4. Coloque 1 colher (sopa) de massa em cada cavidade. Pressione um pedacinho de Charge em cada forminha, deixando-o nivelado com a superfície.

5. Asse por aproximadamente 15 minutos, até crescer e a superfície ficar seca e brilhante (um pouco de caramelo pode vazar). Deixe esfriar na fôrma, sobre uma grade, durante 5 minutos. Remova os bolinhos da fôrma e deixe-os sobre a grade para esfriarem completamente. Repita o processo com o restante da massa.

6. Quando estiverem frios, passe uma fina de camada de Nutella sobre cada bolinho e mergulhe-o no confeito de sua preferência.

Rendimento: 13 bolinhos menores (forminha n2) e 5 um pouco maiores (forminha n0).


6 comentários:

Junia Ansaloni disse...

Que delicia de blog, nao conhecia !!! Parabèns...ja estou seguindo...bjim

Cinara disse...

Juh, seus brownies ficaram maravilhosos!!! A casquinha está perfeita... E adorei sua foto mostrando o meio do brownie: as fotos que eu bati assim saíram todas fora de foco. Adorei saber que vc aprovou a receita!
Beijos e bom final de semana!

Cinara disse...

Ah, coloquei seu link lá no Cinara's Place, OK? ;o)

eFe de Letra F disse...

que lindosssssss
deu uma fome!!!!!!

e ai amiga,m fazendo muitas receitas?
dei uma parada com meus muffins!

bejo grande

Talita disse...

Mas o que é isso, Juh?! É até maldade mostrar uma coisa dessa! Amo charge! Imagino como devia estar bom esse brownie!

♥♥ Roberta Rosolen ♥♥ disse...

Oi Vc escreveu um comentario no meu blog o vestido é da Luisa Aguiar... Preço informamos somente no local... De uma passadinha aqui para provar.

Roberta Rosolen
R. Altino Arantes 1.112
Ribeirão Preto

Att.